Cuidados a ter com calçado infantil

A escolha do calçado infantil deve ser feita de forma criteriosa pois, a má escolha deste, prejudica o desenvolvimento músculo-esquelético não só a nível do pé mas também de outras zonas do corpo.

Só se deve calçar a criança a partir do momento em que esta começa a caminhar até lá, deve usar-se apenas meia ou sapato de tecido consoante a estação do ano.

O calçado deve ser alternado diariamente, para que este seque e areje, eliminando a humidade e o suor. É importante secar bem os pés da criança e os espaços entre os dedos para que não haja excesso de humidade no calçado.

O calçado infantil deve ter as seguintes características:

– Deve ser feito de materiais moles e suaves (como peles e tecidos).
– A sola deve ser flexível, permitindo a mobilidade do pé. De preferência de borracha.
– Quando a criança começa a caminhar o contraforte do calcanhar não deve ser demasiado rígido. A partir dos 2/3 anos de idade é então conveniente que o contraforte do calcanhar seja pouco mais rígido para que não haja instabilidade no pé.
– As cunhas ou contrafortes adicionais estão contra-indicados salvo por indicação médica ou do seu podologista.

Cuidados a ter na compra do calçado infantil:

– Compre o tamanho adequado ao pé e comprove experimentando os dois sapatos, deve de se deixar alguns milímetros entre a ponta do dedo mais comprido e a zona da frente do sapato. O comprimento é uma das exigências mais importantes para o conforto e para dar estabilidade e segurança ao pé.
– Para saber se o calçado tem o comprimento adequado, deve verificar em ambos os sapatos se sobra espaço suficiente para colocar um dedo entre o calcanhar e a zona posterior do calçado;
– Não deve em circunstância alguma forçar o pé a caber dentro de um sapato;

One Comment

  1. zvodretiluret
    29 mins ago

    Its like you read my thoughts! You seem to understand so much about this, such as you wrote the ebook in it or something. I believe that you simply can do with some to force the message house a bit, but instead of that, this is wonderful blog. An excellent read. I will definitely be back.

    Reply

Deixe a sua mensagem