Cuidados a ter com calçado infantil

A escolha do calçado infantil deve ser feita de forma criteriosa pois, a má escolha deste, prejudica o desenvolvimento músculo-esquelético não só a nível do pé mas também de outras zonas do corpo.

Só se deve calçar a criança a partir do momento em que esta começa a caminhar até lá, deve usar-se apenas meia ou sapato de tecido consoante a estação do ano.

O calçado deve ser alternado diariamente, para que este seque e areje, eliminando a humidade e o suor. É importante secar bem os pés da criança e os espaços entre os dedos para que não haja excesso de humidade no calçado.

O calçado infantil deve ter as seguintes características:

– Deve ser feito de materiais moles e suaves (como peles e tecidos).
– A sola deve ser flexível, permitindo a mobilidade do pé. De preferência de borracha.
– Quando a criança começa a caminhar o contraforte do calcanhar não deve ser demasiado rígido. A partir dos 2/3 anos de idade é então conveniente que o contraforte do calcanhar seja pouco mais rígido para que não haja instabilidade no pé.
– As cunhas ou contrafortes adicionais estão contra-indicados salvo por indicação médica ou do seu podologista.

Cuidados a ter na compra do calçado infantil:

– Compre o tamanho adequado ao pé e comprove experimentando os dois sapatos, deve de se deixar alguns milímetros entre a ponta do dedo mais comprido e a zona da frente do sapato. O comprimento é uma das exigências mais importantes para o conforto e para dar estabilidade e segurança ao pé.
– Para saber se o calçado tem o comprimento adequado, deve verificar em ambos os sapatos se sobra espaço suficiente para colocar um dedo entre o calcanhar e a zona posterior do calçado;
– Não deve em circunstância alguma forçar o pé a caber dentro de um sapato;

Deixe a sua mensagem