ONICOMICOSE

Doença infeciosa causada por fungos, e é responsável por mais de metade das patologias que afetam as unhas; em 90% dos casos são causadas por fungos dermatófitos, 10% por leveduras e fungos não dermatófitos, isto é, fungos que ingerem queratina.

ONICOCRIPTOSE

Ou unha encravada ocorre quando uma ponta da unha se enterra na pele ao seu redor podendo dar origem a inflamação, edema e em casos mais graves pus.

ONICOGRIFOSE

A lâmina ungueal encontra-se engrossada, hiperqueratósica, opaca e sem união com o seu leito. É uma patologia muito comum em pessoas de idades por norma associada à onicomicose.

QUERATOPATIAS

Os calos formam-se como uma tentativa de protecção do nosso corpo sendo constituídos por uma camada extra de pele que se forma em locais sob constante fricção ou pressão.


HIPERHIDROSE

Quando a produção de suor ultrapassa as normais necessidades para essa regulação, o que acontece em cerca de 1% da população em geral, causa grandes incómodos aos seus portadores.

VERRUGAS PLANTARES

A pressão exercida pelo peso do corpo contra o sapato faz com que a verruga cresça para o interior da sola do pé contrariamente a outras zonas do corpo, provocando bastante dor e incómodo, e dificuldade em caminhar.

FASCEITE PLANTAR

A fasceíte plantar corresponde à inflamação, com dor, de uma banda espessa de tecido, designada como fáscia plantar, que corre ao longo da planta do pé e liga o calcanhar aos dedos.

DERMATOMICOSE

É uma infecção causada por fungos parasitários dermatófitos. Sendo a dermatomicose uma infecção fúngica da pele, afecta todo o corpo em especial os locais mais húmidas como o caso dos pés.


TALALGIA

É dor no calcanhar, na maioria dos casos associada ao esporão do calcanhar, doença de Sever ou traumatismo.

METATARSALGIA

As metatarsalgias, normalmente devem-se, a problemas de alinhamento e tamanho diferente dos ossos ou quando a extremidade de um osso produz maior pressão contra a planta do pé podendo também desenvolver calosidades.

PÉ PLANO

Deformação caracterizada pela redução ou desaparecimento do arco interno do pé. Em consequência desta alteração, a carga exercida pelo peso corporal é redistribuída, dando a origem a problemas posturais.

PÉ CAVO

Deformidade do pé onde há um aumento da curvatura do arco interno do pé, este tipo de pé apresenta dedos em garra associados e por norma queratopatias por falta de distribuição do impacto do peso corporal.